Experiencia da Fenda Dupla

A experiência da Fenda Dupla ou de Thomas Young, é uma das principais experiencias da Física Quântica. Os  cálculos baseados na experiência da fenda dupla, condizem claramente com os princípios da mecânica quântica, tendo em vista que, a mecânica quântica é o princípio da incerteza, logo que os cálculos da experiência da fenda dupla não são baseados em resultados exatos, mas sim em probabilidades.


Para entender a experiência da fenda dupla, vamos usar um pouco da nossa imaginação, imagine uma barreira com duas fendas (fenda dupla), e outra barreira sólida á uma distância x da barreira inicial, agora imagine um atirador, atirando nestas fendas.As balas na barreira sólida formariam um perfil de acordo com as fendas. (Observe a imagem ao lado)


Agora imagine de novo a mesma fenda, porém desta vez não iremos atirar corpos sólidos pelas fendas, mas sim ondas, como se pode perceber na imagem ao lado, as ondas (no caso a luz), se combinam de uma forma muito diferente dos tiros, e esta combinação cria a partir de duas fendas uma grade na barreira sólida, inclusive é formada uma grade entre as duas fendas onde seria mais improvável. Esta efeito acontece devido a capacidade das ondas de se combinarem, não se pode calcular exatamente onde cada onda vai bater, 
ou o tamanho que ela vai ficar, e etc, porém como estamos lidando com o principio da incerteza podemos calcular a probabilidade, de como essa onda agirá.




Uma amostra do que se esperaria, e do que realmente acontece no experimento da fenda dupla:




Um perfil de como as ondas se comportam, em relação as fendas: